Prudência e prontidão em caso de incidentes.
Na era digital, toda empresa está vulnerável a ataques cibernéticos. Vazamentos podem acontecer a qualquer momento. Porém, com resiliência cibernética, se porventura um ataque ou vazamento de dados ocorrer, a empresa pode seguir operando. Para isso,enfatizamos cinco passos fundamentais:
- Identificar o que tem de maior valor dentro da empresa – seus assets
- Conscientizar-se sobre riscos digitais – identificar as ameaças
- Entender seu perfil digital – como é a sua atividade online
- Construir um sistema resiliente – quais são os elementos críticos de defesa
- Estar preparado para um ataque ou vazamento – o que pode ser feito em uma situação anormal
Ameaças são dinâmicas, e é praticamente impossível construir um firewall impenetrável. Tendo em mente estes cinco passos fundamentais, a empresa pode melhorar sua capacidade de antecipar-se a ataques, defender-se com agilidade e seguir com suas operações.
Ciber-resiliência é essencial para alcançar a confiança do cliente, inovar com segurança, e gerar valor para o acionista. Em circunstâncias cada vez mais desafiadoras, equipes de segurança precisam estar preparadas para os piores cenários. Investir em segurança prova-se cada vez mais como sendo uma estratégia inteligente e precisa.
Uma empresa resiliente reúne capacidades de segurança efetiva, aplicando estratégias eficientes para responder rapidamente às ameaças, podendo minimizar danos em caso de um possível ataque, garantindo a continuidade dos negócios.
Segurança versus Resiliência
A segurança digital concentra-se na prevenção de ataque, impedindo ameaças. Já a resiliência parte da premissa de que incidentes vão acontecer, e é preciso estar preparado para minimizar possíveis danos.
É preciso tornar segurança digital um tema integral dentro da empresa: verificando constantemente os status da sua preparação (preparedness), envolvendo a diretoria, executivos e demais funcionários com conscientização (a responsabilidade é de todos), cumprindo regras com eficiência (compliance), gerenciando acessos, e testando pessoas, processos e procedimentos regularmente.
Resiliência é um plano para o presente, dimensionado para o futuro, e deve estar ligado ao crescimento e valor comercial estratégico.