Toda empresa que utiliza tecnologia ou coleta e armazena dados corre o risco de ser vítima de um ataque cibernético, e as consequências podem ser catastróficas. O seguro cibernético é um produto projetado para proteger empresas de efeitos potencialmente devastadores resultantes de cibercrimes, como malware, ransomware, ataque de negação de serviço (DDoS) e outros ataques que podem comprometer redes e dados. Um seguro cibernético pode ser essencial para ajudar a sua empresa a se recuperar após uma violação de dados, que pode envolver a interrupção de negócios, perda de receita, danos de equipamentos, danos legais, despesas de relações públicas para minimizar os danos à reputação, análise forense, entre outros custos. O grande benefício de um seguro é o papel que ele desempenha na proteção de sua empresa muitos antes de um incidente ocorrer.
Conhecidos também como seguro de risco cibernético ou seguro de segurança cibernética, esses produtos são personalizados para mitigar riscos específicos. Toda empresa precisa de um seguro cibernético? À medida que o número de aplicativos e dispositivos aumenta, isso torna a organização mais vulnerável a ataques. Assim como as empresas têm seguros contra problemas de negócios, riscos físicos, desastres e outros tantos, elas também precisam de cobertura para riscos digitais.
Incidentes podem causar perdas financeiras significantes e muitas empresas podem não ter recursos disponíveis para conter danos ou se recuperar de violações. O seguro pode fornecer suporte para que um possível ataque não prejudique a organização, garantindo assim a continuidade de negócios.
O que o seguro cibernético cobre? A maioria dos planos de seguro cobre uma ampla gama de perdas que podem ocorrer caso haja um incidente. Os planos podem ser personalizados, dependendo da sua atual postura de segurança, e variam desde cobertura para danos físicos ao hardware, até cobertura para perdas financeiras.
Um seguro cibernético pode substituir a defesa de segurança digital? A resposta é não. O seguro pode ser uma ótima maneira de mitigar os danos causados por uma violação, mas deve complementar a segurança digital como parte de um plano global de gerenciamento de riscos digitais.
As seguradoras analisam a maturidade em segurança de uma empresa antes de emitir qualquer apólice. Quanto melhor a postura ou maturidade de segurança, melhor a cobertura. É preciso criar, implementar e testar um plano de continuidade de negócios e um plano de resposta a incidentes para ter uma boa postura de segurança.
Incidentes de segurança afetam empresas de todos os tipos e tamanhos, incluído pequenas e médias empresas. Sem um seguro cibernético, as organizações têm de lidar com perdas financeiras e despesas com o próprio capital. A cobertura existe para auxiliar nos custos diretos de um ataque, bem como os custos de possíveis ações judiciais e nas despesas relacionadas à perda de produtividade.