Os testes de intrusão (pentest) são uma parte fundamental para manter e aprimorar a segurança do seu ecossistema digital. Consiste em dar aos profissionais (hackers éticos) permissão para hackear, testar e identificar potenciais vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicações, para avaliar o nível de maturidade em segurança de uma empresa, com o objetivo de proteger contra potenciais acessos não autorizados ou, em outras palavras, possíveis invasões ou ataques.
O que é um pentest?
Pentest, de maneira geral, é hacking de sistemas, redes, aplicativos e ambientes digitais para identificar e evidenciar as falhas de segurança existentes, a partir de diversos pontos de vista, incluindo o de um atacante externo. Esses testes são realizados com o pleno consentimento e autorização do cliente.

Os profissionais que executam os testes realizam tanto ataques internos quanto externos, com focos em aplicações web ou mobile, sistemas e infraestrutura através de uma perspectiva de atacante. No final, são gerados relatórios executivos e técnicos referentes às descobertas para guiar as medidas de remediação.
Os pentests existem no mercado há muitos anos, desde a década de 90, mas as metodologias técnicas e ferramentas mudaram bastante ao longo dos anos.
Proteger a organização e seus ativos não é a única razão para investir em testes de intrusão. Eles são essenciais para proteger também os dados e informações de uma empresa e de seus clientes, reduzir o risco digital, atender a normas específicas e exigências de investidores, e para fins de preservar a imagem e reputação da organização.
Quais os 5 principais benefícios do pentest?
1. Análise da infraestrutura de TI
Um pentest permite uma análise profunda de sua infraestrutura de TI e sua capacidade de defender suas aplicações, sistemas, redes, endpoints e usuários de tentativas externas e internas de ataque ou de acesso não autorizado.
2. Previne prejuízos financeiros

Uma única violação de segurança na sua empresa pode acarretar perdas milionárias. Falhas de segurança podem paralisar suas operações e causar prejuízos financeiros debilitantes à sua organização, o que consequentemente prejudica a sua reputação e a fidelidade de seus clientes, e gera imprensa negativa além, é claro, das possíveis multas e dos gastos para remediação. Realizar pentests com frequência aumenta o nível de segurança da sua empresa e ajuda a evitar essas possíveis despesas. O melhor caminho é investir em segurança de maneira proativa.
3. Protege clientes e parceiros
Os impactos de uma violação de segurança podem ir muito além da sua organização. Podem afetar clientes, parceiros e outros terceiros. Ao realizar testes de intrusão com uma frequência maior e tomar as ações e medidas de prevenção necessárias para garantir a proteção de dados e de sistemas, você constrói confiança e segurança.
4. Protege a Imagem e a Reputação da Empresa

A reputação e a imagem de uma empresa são construídas através de anos de consistência, esforços e muito investimento. No entanto, tudo isso pode mudar da noite para o dia por causa de uma única falha de segurança, que prejudica, além da reputação e imagem, a confiança e credibilidade da organização. O resultado disso pode levar meses e até anos para ser revertido, além de custar muitos negócios.
5. Conformidade
A área de segurança de uma empresa está diretamente ligada à conformidade e governança. Diversos órgãos, padrões e normas de diferentes setores inclusive exigem a realização de testes de intrusão. Os registros de seus testes evitam penalidades substanciais por não conformidade, e também permitem que você evidencie uma diligência contínua, mantendo os controles de segurança necessários.