Organizações mundo afora estão investindo cada vez mais em segurança cibernética, utilizando ferramentas, soluções e tecnologias de ponta para se proteger dos perigos de cibercrimosos, que, por sua vez, são comumente equivocadamente chamados de hackers. As pessoas que invadem os computadores dos outros, sem permissão, são os cibercriminosos, e os que trabalham eticamente com isso são os profissionais de segurança ofensiva, ethical hackers. A realidade é que é redundante definir um hacker como ético, ou “hacker do bem”. O hacker é criativo e justo, tem como objetivo a melhoria sempre, e uma vontade incessante de resolver problemas, sem medo de falhar, e chegar a soluções inovadoras. Isto é parte do mindset hacker.
Para alguns, pode até soar suspeito inicialmente, mas muitas empresas estão contratando hackers para identificar fragilidades em suas defesas cibernéticas, fornecer insights valiosos sobre as ações de suas contrapartes não éticas e criar redes melhores, mais robustas e resilientes.
O ethical hacking, realizado através de um RTA – Red Team Assessment, visa aprimorar a segurança dos sistemas de informação de uma organização, por meio de ataques reais, avaliando a segurança cibernética e antecipando incidentes com consequências potencialmente devastadoras. Através da análise de cenários em um nível prático, ou seja, quando um hacker coloca-se no lugar de um criminoso para atacar o ambiente digital de uma empresa, é possível entender a postura e o nível de segurança de maneira mais precisa, obtendo assim resultados práticos e eficazes para detectar as fraquezas do ambiente e as soluções necessárias para suprir as lacunas.
As organizações podem então corrigir os problemas antes que um ataque ou violação real venha a ocorrer. Desta forma, é possível economizar muito tempo e dinheiro e evitar danos à reputação, além de obter vantagem competitiva com uma postura preventiva e responsável para com a segurança digital..

Hackers são experts cada vez mais essenciais para as empresas ameaçadas por crescentes ameaças cibernéticas. Para entender melhor, listamos quatro vantagens de contratar hackers para testar a segurança da sua empresa através de um Red Team Assessment:
- Eles entendem a mentalidade dos cibercriminosos
Eles entendem como os atacantes operam e podem usar esse conhecimento para proteger sua rede contra invasões. Entrar na mente de um criminoso pode ser um verdadeiro desafio, não entender como pensam e o que eles procuram pode ser devastador para a sua empresa, visto que eles estão sempre a postos para explorar seus pontos cegos. - Eles sabem o que procurar e onde procurar
Ambientes digitais são extremamente complexos, com dispositivos interligados, pessoas trabalhando remotamente, e saber o que procurar e avaliar pode ser muito difícil, mas os hackers sabem exatamente como achar as potenciais falhas.
Você pode até achar que investe nas melhores soluções que sua rede é segura, mas pode ter diversos pontos fracos que passam despercebidos. Esses pontos cegos podem ser invisíveis para você, mas um hacker experiente poderá detectá-los facilmente. - Suas habilidades para realizar testes são inigualáveis
Testar a sua rede diversas vezes é uma parte fundamental para o sucesso da segurança, mas o sucesso da estratégia depende da aptidão e habilidade de quem os executa. Assim, é uma estratégia inteligente “contratar uma invasão” para evitar um possível incidente. - Visibilidade e segurança proativa
Ter um hacker para construir sua rede é o cenário ideal para que você tenha um ambiente digital mais seguro. Tendo uma rede com recursos de segurança incorporados desde o início certamente reduz a sua suscetibilidade a incidentes, o que traz uma vantagem indiscutível. Assim, ter a visão de um hacker no seu ambiente digital é uma estratégia para o sucesso da sua empresa como um todo. Saber como se proteger e como se defender é imprescindível no mundo digital.