Atualmente notícias sobre ataques cibernéticos e vazamento de dados são comuns. Ninguém está totalmente seguro. Muitas das maiores e mais proeminentes organizações do mundo foram vítimas – Yahoo, ebay, Uber… são apenas alguns exemplos de uma lista extensa. Podemos supor que a maioria dessas empresas tem firewalls e software antivírus vigorando há tempos, e de fato as organizações estão investindo cada vez mais em segurança cibernética. Então, por que os crimes digitais estão se tornando mais frequentes e mais caros? Não é que as empresas não estão investindo o suficiente, seus investimentos é que não estão sendo eficientes.
Empresas estão cada vez mais propensas a ataques porque a gestão moderna da segurança digital exige mais do que tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta essencial no processo, mas deve ser apenas parte de uma abordagem muito mais ampla e estratégica. Para ser realmente eficiente, a segurança precisa fazer parte da transformação digital de uma empresa desde o início. Ela precisa estar intrínseca nas soluções de TI desde o início, em vez de ser adicionada posteriormente.
Existem diversas razões pelas quais uma abordagem mais holística da segurança é mais eficaz, e a primeira é uma razão técnica: é difícil contar com uma única tecnologia para proteger um cenário digital que está mudando a cada dia. À medida que grande parte das operações migra para o online, a área propícia a ataques se expande e se torna cada vez mais complexa.
A impressão digital das empresas está em constante mudança e evolução. A tecnologia das ferramentas de hoje não será necessariamente adequada para o mesmo propósito nos próximos anos ou até nos próximos meses. Em vez de acreditar em uma solução que pode se tornar ineficaz em breve, faz mais sentido incorporar segurança dentro dos próprios sistemas e aplicações.
A segunda razão pela qual a segurança digital requer uma abordagem mais ampla é que ela não é mais apenas um problema de TI, e sim uma questão de negócios. A reputação digital de uma companhia é um grande fator tanto para sua receita como para o lucro, e ataques cibernéticos têm um grande impacto no resultado de uma empresa. De acordo com o relatório de Custo de Violação de Dados 2019 da IBM (https://www.ibm.com/security/data-breach), cada vazamento de dados custa às empresas aproximadamente US$ 4 milhões.
A segurança digital tem potencial de valorizar ou quebrar empresas. Por essa razão, Conselhos de Administração e altos executivos precisam entender e aprofundar-se no tema para poder utilizá-lo efetivamente nas tomadas de decisão. A segurança digital tem que se tornar parte da cultura de uma organização.
Muitas organizações certamente aprenderam com e se espelham nos ataques e violações de dados que dominaram os noticiários nos últimos anos. O mundo dos negócios está começando a levar a sério o assunto. Infelizmente, segurança digital não pode ser adquirida apenas com tecnologia, por mais conveniente que possa ser. O cenário digital é uma entidade de alta complexidade, em constante evolução, que requer uma abordagem holística e altamente estratégica.
Referência: https://www.infosecurity-magazine.com/