Softwares são essenciais para todos os tipos de organizações, mas o desenvolvimento de programas ou aplicações e serviços que atendam às necessidades comerciais requer processos modernos de produção e entrega. E isso é especialmente importante na economia digital de hoje, no qual o desenvolvimento estratégico de software impulsiona a inovação e amplia as vantagens competitivas.
Softwares, sistemas e aplicações são complexos e vulneráveis a uma grande variedade de questões de segurança, desde códigos ruins e más configurações, até erros de autorização. Para resolver isso, é preciso considerar todas as implicações da segurança diretamente e desde o início dos fluxos de trabalho de desenvolvimento e implementação de programas, a fim de minimizar as vulnerabilidades.
O que é DevOps?
Em suma, DevOps é a união de desenvolvimento (Dev) e operações de TI (Ops), composta por uma combinação de pessoas, processos e tecnologias para aprimorar o processo de desenvolvimento de software até a entrega.

Segurança em primeiro lugar:
Dentro do contexto da construção de software, ou do ciclo de vida de desenvolvimento de software (Software Development Life Cycle – SDLC), a etapa de desenvolvimento já não se limita exclusivamente à programação. Para alcançar uma estrutura verdadeiramente de alta performance, o desenvolvedor precisa ir além da criação de um código estável e funcional, levando em conta também a camada de segurança. O SecDevOps faz exatamente isto, coloca o desenvolvimento no eixo central dentro de uma estratégia de segurança, e vice-versa. Em outros termos, a segurança não deve ser tratada nos estágios finais do ciclo do desenvolvimento, mas sim ao longo de todo o processo.
Esta necessidade de onipresença da segurança é a base da abordagem SecDevOps, onde o objetivo principal é tornar a segurança dentro do SDLC tão importante quanto a velocidade e a qualidade do processo de programação.
A perspectiva de SecDevOps abrange uma mudança essencial no sentido de integrar a segurança no ecossistema de desenvolvimento de software, incorporando desde o início a segurança, em vez de recorrer no final do processo a uma equipe dedicada para resolver estas questões.
Ao tornar a segurança uma parte integral do SDLC, é possível suprir e aprimorar toda a fase de testes de segurança, aumentando assim a velocidade de entrega. Quando todo o processo de desenvolvimento engloba testes de segurança rigorosos e mais contínuos em um nível mais detalhado, o produto final acaba tendo uma arquitetura mais sólida e segura, de modo geral. Como o programa está sendo desenvolvido com a segurança em mente em todos os estágios, desde o início do processo, e não apenas no estágio final, a segurança como um todo deixa de ser uma variável e se torna uma constante.
Para conseguir integrar a SecDevOps aos processos tradicionais de desenvolvimento DevOps, a chave é incluir modelos de risco, avaliações de ameaças e testes de intrusão o mais precocemente possível. Os SecDevOps buscam os locais mais propícios e adequados para inserir as considerações de segurança no fluxo de trabalho de desenvolvimento. Desta forma, é possível detectar e neutralizar as falhas de segurança logo no início, o que permite ao mesmo tempo fornecer informações sobre as possíveis vulnerabilidades no primeiro momento do processo de desenvolvimento.
Fonte: superadmins.com